Formação Técnica sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).


O Instituto de Estudos Unidos pela Qualificação de Pesquisas Sociais e Educacionais - UNIQUE e a Secretaria Municipal de Educação do município de Chavantes, Estado de São Paulo, promoveu nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021, mais uma de formação técnica aos professores da rede municipal de Ensino. A formação atendeu aos professores da rede municipal de ensino, que foram capacitados para aprimorar suas práticas de ensino, visando oferecer melhores condições de estudo aos alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) matriculados na rede municipal.

A capacitação totalizou 12 horas de formação técnica, dividida nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021.

A capacitação, foi ministrada pela Professora Especialista em Educação Especial, Professora Viviane Aparecida Del Massa Martins, e ajudou os professores participantes a compreender melhor o atendimento a ser realizado a crianças com autismo; além de atualizar conceitos com relação ao diagnóstico, a conduta e seus efeitos sobre a aprendizagem.

O Secretário Municipal de Educação enfatizou que a formação será de grande importância para que os educadores possam suprir os prejuízos dos alunos com deficiência, seja para se comunicar, interagir e até mesmo para auxiliar na realização das atividades pedagógicas.


O Presidente do Instituto Unique , Prof. Nilson Silva, acompanhou a a formação técnica oferecida pelo Instituto Unique e Ministrado pela Profª Viviane. Ele finalizou destacando que a formação técnica ainda oferecerá informações e estratégias para as adequações curriculares necessárias para cada nível de ensino; proporcionará aos participantes um modelo de avaliação dos elementos com fins de planejamento e intervenção e ainda apresentará situações de ensino, com modelos e atividades.


“A formação técnica parte do pressuposto que é fundamental respeitar as diferenças na forma de aprender e tornar a aprendizagem significativa para cada aluno, de acordo com as suas necessidades e interesses. Para isso é necessário substituir a lógica disciplinar pela lógica interdisciplinar, ser criativo e flexível e buscar constantemente novos e diversificados procedimentos em favor da aprendizagem dos alunos”. Profº Nilson Silva.

A formação oferecida no final de 2021 é o inicio de uma parceria entre o município de Chavantes e o Instituto Unique em prol a educação de qualidade. No ano de 2022 deverá ocorrer outros eventos como fruto desta parceria.



91 visualizações0 comentário